Os dois batismos

Agora que você creu no Nome do Senhor Jesus, e o confessou com seus próprios lábios o Nome de Jesus como Senhor, e creu em seu coração que Deus o ressuscitou dos mortos e hoje vive e está assentado à direita de Deus Pai, o que fazer em seguida?

Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. (Marcos 16:16)

Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: “Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado?” Disse Filipe: “Você pode, se crê de todo o coração”. O eunuco respondeu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”. (Atos 8:36-37)

Dois batismos

O primeiro batismo é o batismo nas águas, também chamado batismo de João e não necessariamente precisa vir primeiro do que o outro batismo que é o batismo no Espírito Santo e com fogo, também chamado batismo no Nome do Senhor Jesus.

O batismo nas águas representa o batismo de arrependimento para perdão de pecados.

Disse Paulo: “O batismo de João foi um batismo de arrependimento. Ele dizia ao povo que cresse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus”. (Atos 19:4)

Este é o batismo que demonstra que você está entrando em um novo Reino, morrendo para o reino das trevas e nascendo no Reino da Luz, do Filho do Seu Amor, que é Jesus. Assim como o povo de Deus uma vez foi retirado do Egito e teve que passar pelo Mar Vermelho para prosseguir para uma nova terra, assim o povo que crê no Senhor Jesus deve passar pelo batismo nas águas. Da mesma forma que normalmente um país fica separado de um outro por um rio ou lago, ou seja, uma faixa de água, e para se entrar no novo país torna-se necessário atravessar essa faixa de água, assim é o batismo nas águas. No passado e em outros lugares o povo atravessava e atravessa a pé ou a nado, ou ainda de camelos e cavalos, mas o importante é saber que se passou de um lugar para outro.

Muitos dos que creram vinham, e confessavam e declaravam abertamente suas más obras. (Atos 19:18)

Confessando os seus pecados, eram batizados por ele (João) no rio Jordão. (Mateus 3:6)

O segundo batismo é o batismo no Nome do Senhor Jesus, que é o batismo com o Espírito Santo e com fogo. Ele, Jesus, disse: “Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo”. (Atos 1:5)

e (Paulo) lhes perguntou: “Vocês receberam o Espírito Santo quando creram? ” Eles responderam: “Não, nem sequer ouvimos que existe o Espírito Santo”. “Então, que batismo vocês receberam? “, perguntou Paulo. “O batismo de João”, responderam eles. Disse Paulo: “O batismo de João foi um batismo de arrependimento. Ele dizia ao povo que cresse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus”. Ouvindo isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus. Quando Paulo lhes impôs as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e começaram a falar em línguas e a profetizar. (Atos 19:2-6)

Sendo testemunhas de Jesus Cristo

O batismo no nome do Senhor Jesus é o batismo com o Espírito Santo e com fogo, que nos reveste de poder para sermos testemunhas de Jesus em todos os lugares que formos. E Jesus disse: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. (Atos 1:8)

Não necessariamente é preciso que se imponha as mãos para que recebam o Espírito Santo, pois Pedro na casa de um centurião chamado Cornélio, homem piedoso, pregava-lhes o Evangelho de paz por meio de Jesus Cristo, Senhor de todos (Atos 10:36) e naquele exato momento, enquanto falava que todo aquele que nele crê recebe o perdão dos pecados mediante o seu nome, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a mensagem. (Atos 10:43-44) Então, os que vieram com Pedro, ficaram admirados, pois os ouviam falando em línguas e exaltando a Deus. (Atos 10:46) E o interessante notar aqui é que Pedro, depois de eles terem recebido o dom do Espírito Santo, ordena que eles sejam batizados nas águas em Nome do Senhor Jesus. Ou seja, você, agora mesmo, pode ser batizado com o Espírito Santo e com fogo aí mesmo onde você está. Receba o dom, o presente, do Espírito Santo, em Nome de Jesus Cristo. Com isso, você é revestido de poder para ser testemunha de Jesus Cristo aonde quer que você vá.

Estes sinais acompanharão os que crerem: em nome de Jesus expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados. (Marcos 16:17-18)

Agora vocês podem ir e pregar por toda parte; e o Senhor cooperará com vocês, confirmando-lhes a palavra com os sinais que a acompanham. (Marcos 16:20)

Anúncios